VERDE E PRETO: a primeira subida à Divisão de Honra
Ano de brilharete da Seleção Portuguesa no Mundial, 1966 fica igualmente marcado a letras de ouro na história do futebol sénior do Sporting Clube Santacruzense.
Numa altura em que o futebol madeirense era dominado pelos clubes do Funchal, os regulamentos determinavam que o Campeão da Promoção não tinha direito a subir diretamente à I Divisão, tendo antes de disputar um play-off com o último classificado deste escalão.
Vencedor do campeonato promocionário pela quinta vez consecutiva, o Santacruzense teve como adversário no denominado Torneio de Competência o Sporting da Madeira, numa prova disputada a dois jogos.
A 10 de julho de 1966 as duas equipas defrontaram-se no Estádio dos Barreiros, e apesar do maior favoritismo do Sporting (os ‘entendidos’ do futebol chegavam a vaticinar a goleada) uma exibição de grande qualidade e o golo apontado aos 11 minutos por Óscar Marujo valeram ao Santacruzense um justo triunfo e uma importante vantagem para o segundo jogo.
Uma semana depois, em Santa Cruz, e com mais de quatro mil pessoas a assistir, a estratégia montada pelo treinador Jacinto Mestre foi perfeita e o jogo terminou como começou, com empate a zero.
O Santacruzense ascendia pela primeira vez à elite do futebol madeirense e João Ildefonso Vieira ficava na história como o primeiro presidente a consegui-lo.
Deixe um comentário