VERDE E PRETO: Bráulio França o carismático presidente
A 9 de dezembro de 1937, nascia em Santa Cruz Braúlio Leocádio Cardoso França, mais velho de três irmãos e santacruzense de gema.
Homem multi-facetado, dividiu a sua vida entre a Câmara Municipal de Santa Cruz, onde foi funcionário por todos admirado e respeitado, a banda municipal de que chegou a ser presidente, e ainda a paixão pelo jornalismo, tendo sido correspondente em Santa Cruz do DIÁRIO e da RDP Madeira.
Foi contudo no Sporting Club Santacruzense que mais se destacou.
Depois de uma carreira de sucesso como jogador, sagrando-se várias vezes campeão da promoção, iniciou o seu percurso de dirigente nos anos 60, na altura como segundo vogal da direção presidida por João Ildefonso.
A 16 de setembro de 1977 assumiu pela primeira vez a presidência, mantendo-a com algumas (poucas) interrupções, até 2001.
Por motivos de saúde acabou por afastar-se do dirigismo ativo, mas o seu trabalho foi reconhecido por todos, sendo nomeado presidente honorário do clube.
A 21 de outubro de 2003 era derrotado pela doença, perdendo-se nesse dia um dos mais carismáticos dirigentes do desporto madeirense.
O seu legado permanece contudo bem presente, e o seu nome também, pois a partir de setembro de 2012 o complexo desportivo municipal passou a ter o seu nome, perpetuando assim a memória de um homem que tudo fez para levar bem longe o nome do Santacruzense.
Deixe um comentário