VERDE E PRETO: páginas de ouro da nossa história
A 24 de Março de 1935 nasce oficialmente o Sporting Club Santacruzense.
Foi nessa data que um grupo de personalidades de Santa Cruz decidiu avançar com o registo dos estatutos do clube, formalizando assim a existência de uma coletividade já com muitos anos de atividade.
Foram 55 os fundadores e escolheram como cores para o equipamento o verde e o preto, inspirados nas cores do Sporting Clube de Portugal e da Académica de Coimbra, clubes de simpatia da maioria deles.
O clube ficou instalado numa antiga propriedade do morgado Pedro Agrela, na Rua da Praia, edifício este que atualmente ainda se mantém como sede.
A bandeira do Santacruzense, de autoria de Aníbal Oliveira Alves e em formato triangular, manteve até os dias de hoje as cores e o emblema.
Em 1937 a Câmara Municipal de Santa Cruz comprou o terreno para a instalação do campo de futebol de São Fernando, que durante quase sete décadas foi palco de muitas das mais brilhantes páginas da história futebolística do clube.
A Marcha do Santacruzense surgiria apenas no início do anos 60, mais concretamente em 1963, sendo da autoria de Luís Cirilo de Sá Alves, que compôs a letra e juntamente com Ramiro Angelo Álvares fez o arranjo da música.
Maria José Camacho,Zita Matos e Filomena Martins formaram o coro, interpretando a música que ainda hoje apaixona os santacruzenses.
Deixe um comentário